Projeto WEB de Apoio às Escolas- Dinamização de Espaços digitais

O Centro de formação Vale do Minho propõe o apoio e a dinamização das Tecnologias da Informação e Comunicação em todos os Agrupamento e Escolas Associadas, promovendo formação para a criação e dinamização de portais escolares, tendo como destinatários a comunidade em geral, mas sobretudo os elementos das direcções das escolas e os elementos das equipas PTE.
Verificamos que existem alguns agrupamentos no Vale do Minho, com páginas simples em HTLM, que não permitem a colaboração e partilha como o fazem com um Portal Comunitário. Também muitos dos agrupamentos ainda têm o alojamento dos seus espaços digitais na RCTS, com as dificuldades de espaço e as quebras de serviço conhecidas.
Na nova dinâmica do CFVM, propõe-se às escolas que queiram aderir um Projeto TIC, com quatro vertentes: condições técnicas para alojamento dos projetos digitais, portal escolar inovador, dinamização dos projetos em equipa (formação acreditada), colaboração técnica e a dinamização de uma plataforma digital comum a todo o vale do Minho (valedominho.net):

 

  • Alojamento WEB - Todas as escolas que queiram aderir terão um espaço gratuito de alojamento dos seus projetos digitais (portal, moodle, jornal, etc), sem limite de espaço e sem custos.
  • Portal Escolar - Está a ser criado em conjunto com uma associação de desenvolvimento de software Open-Source um portal específico para escolas em Portugal, já com muitas funcionalidades instaladas, como PAA, PEE, etc. Estimamos que antes do final de Outubro o projeto esteja concluído e possa então ser disponibilizado às escolas.
  • Formação - Na dinâmica criada pelas equipas do Projecto Tecnológico das Escolas, interessa preparar os seus elementos para que participem ativamente nas plataformas digitais das escolas e desenvolvam atividades colaborativas que vão de encontro aos objectivos do PTE e do Projecto Educativo da Escola. Propõe-se que estes conteúdos sejam viabilizados na modalidade de Projecto, orientado pelo Coordenador PTE de cada Agrupamento de Escolas em conjunto com a equipa PTE. Decorrerá em sessões presenciais e em trabalho autónomo que deverá resultar no final, no desenvolvimento digital da escola e na criação de práticas que permitam divulgar para o exterior as suas informações, organizar atividades, receber contributos externos, etc. Este projecto envolve entre 7 e 15 docentes e resulta em 45 horas de formação acreditada.
  • Colaboração técnica – O cargo de Coordenador PTE é muito exigente em termos de tarefas. Com a diminuição no ano letivo atual das horas destinadas às equipas PTE, interessa aligeirar algumas das suas tarefas. Assim o CFVM pode suportar os updates de algumas plataformas e a gestão técnica dos servidores WEB, libertando algum do tempo do CPTE para outras tarefas.
  • valedominho.net – Este é o novo espaço de colaboração e partilha pedagógica de todas as escolas do Vale do Minho. Permite criar blogs, trabalhar em WIKIS, publicar trabalhos de alunos, etc. O tema aglutinador é o Vale do Minho e as Escolas Associadas. Estando este espaço sob a administração técnica do CF, permite o recurso aos nossos serviços, sempre que sejam detetados problemas.

Esta é uma visão integrada de apoio às TIC no espaço das Escolas Associadas, que compreende não só a facilitação técnica, mas também a formação e dinamização das plataformas pedagógicas, a interação e comunicação entre os diversos intervenientes no processo educativo e a partilha de informação com a comunidade.
 

Tipo de Artigo: