Por jorgeoliveiraf… | Seg, 2016-05-09 16:28

[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"1182","attributes":{"alt":"","class":"media-image","height":"355","style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","width":"480"}}]]

Integrada nas Comemorações do Dia Internacional dos Museus a Câmara Municipal de Cerveira, dinamiza entre os dias 14 e 19 de Maio os "Museus Fora de Portas", no qual está incluída a ação de formação para Professores "Museus e património cultural como ferramenta pedagógica" no sábado dia 14 de Maio.

O início da formação será às 9:30 na Biblioteca Municipal de Cerveira (Solar dos Castros - Terreiro "Praça da Liberdade" nº 4) e a parte prática será na exposição patente nas Instalações da Bienal. Da parte da tarde haverá uma visita guiada ao Miradouro do Cervo (transporte em autocarro a cargo da autarquia).

A formação será reconhecida como ação de curta duração de 6 horas e os formadores são o Doutor Carlos A. Brochado Almeida da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Professora Elisa Noronha da Universidade do Porto.

A participação é gratuita mas devem inscrever-se previamente no portal Digital do Centro de Formação Vale do Minho em www.valedominho.com, ou por email para [email protected] ou telefonando para 251 640 846.

A lista de formandos já inscritos está em anexo (máximo de 25 participantes).

Programa da Formação

Apresentação

O conceito de património cultural evoluiu nas últimas três décadas e o mesmo se verificou com os museus. De espaços formais vocacionados para a mostra de objetos, passou a compreender noções de património cultural mais abrangentes, que associadas a discursos interpretativos permitem compreender as comunidades em que se inserem refletindo a sua génese e os seus valores culturais.

A generalização de serviços educativos, muitas das vezes vocacionados para o trabalho com os mais jovens, permite ir mais além. Aos participantes dá-se a possibilidade do contacto direto e da experimentação, meios por excelência de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

A sessão de formação visa dar a conhecer estes conceitos e estratégias de trabalho, passando a professores os meios e estratégias desenvolvidas dentro dos museus com esta finalidade pedagógica.

 

Sessões              

9h30 – Receção dos participantes

9h45 – Abertura dos trabalhos

10h00 - Museus contemporâneos = espaços para a criatividade! por Elisa Noronha

10h00 às 10h45 – sessão teórica

11h00 às 12h30 – exercício prático

           

14h00 - Museus e Paisagens culturais, o exemplo do Miradouro do Cervo, por Carlos A. Brochado de Almeida

14h00 às 14h45 – sessão teórica

15h00 às 17h00 – visita guiada ao Miradouro do Cervo

 

Notas Biográficas dos Formadores

Elisa Noronha -Professora Afiliada da Universidade do Porto, colaborando na realização das atividades de ensino e investigação dos Cursos de Museologia (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Letras, e do Mestrado em Estudos Museológicos e Curatorias da Faculdade de Belas Artes. Doutora e consultora em Museologia, tem desenvolvido e participado em ações de natureza científica, cultural, educacional e artística, como ciclos de estudos, ciclos de palestras, sessões de formação, seminários e  publicações, assim como, estudos de públicos, exposições e atividades educativas em contexto museológico, e o estudo e a gestão de coleções públicas e privadas.

Carlos A. Brochado Almeida - Doutorado em Arqueologia e Pré-História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e lecionando na Licenciatura e Mestrado em Turismo do ISMAI.

Tem desenvolvido nas últimas duas décadas uma intensa atividade no campo da arqueologia em associação com a museologia no âmbito do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, tendo inúmeros trabalhos científicos publicados.

Dirige o Museu dos Terceiros de Ponte de Lima e a sua atividade museológica está plasmada num vasto labor organizativo de mais de 20 exposições nesse âmbito, e que se estendem de Vila Nova de Cerveira ao Porto passando por Esposende, Barcelos e Ponte de Lima.

Foi Coordenador Científico do GEHVID/Universidade do Porto, É membro do CEDTUR e integra a equipa de investigação do projecto Transportes e Acessibilidades no Norte de Portugal: das origens à 1ª República (PTDC/HISARQ/101205/2008 – Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT).

Anexo Tamanho
lista_definitiva_formandos_ACD007.pdf (64.96 KB) 64.96 KB