Sala de Aula do Futuro no Vale do Minho

A Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a European Schoolnet (EUN), tem vindo a desenvolver a iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem” (LA) com o objetivo de divulgar os resultados obtidos em vários projetos, promovidos/dinamizados nos últimos anos pela EUN, contribuindo para a disseminação de metodologias validadas no âmbito da integração curricular das TIC.

O Centro de Formação Vale do Minho, integra o Curso de formação de formadores que está a decorrer com a participação como formandos de Romeu Silva (formador da Bolsa de Formadores Internos do CF Vale do Minho) e Jorge Oliveira Fernandes (Diretor do Centro de Formação), denominado “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, acreditado pelo CCPFC, com o objetivo de formar formadores que possam vir a assegurar as necessidades de formação desta iniciativa na sua área e de dinamizar estes cenários das Salas de Aula do Futuro nas Escolas Associadas do Vale do Minho

A Classroom Lab (EUN) visa implementar cenários inovadores de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e a reflexão sobre as possibilidades dessa aplicação nos contextos educativos dos professores do Vale do Minho.

Os professores que concluírem a formação com sucesso poderão, através do seu CFAE, replicar o curso de formação após cedência do respetivo AN2 pela DGE. 

Também a DGE Irá disponibilizar aos CFAE que o pretendam, a realização de um workshop de apresentação desta iniciativa, destinado a professores/as do 1.o, 2.o e 3.o ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com a duração aproximada de três horas e que poderá contar com 20 a 30 participantes.

As escolas que o pretendam devem inscrever-se junto do Centro de Formação Vale do Minho, para que a partir de Setembro possam levar a cabo este Workshop.

No novo espaço "Escola do Futuro" do Portal Digital do Centro de Formação Vale do Minho, daremos conta de diversas iniciativas e documentos sobre este projeto.

Tipo de Artigo: