Seminário "Família - Novos Desafios"

 

Decorreu no passado dia 18 de novembro (sexta-feira), entre as 09:00 e as 17:00 no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC em Valença, o seminário "A Família - Novos Desafios", organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença, com a colaboração do Centro de Formação Vale do Minho, que acreditou o evento como ação de curta duração para os cerca de 30 docentes que nela participaram.

Da parte da manhã a sessão de abertura esteve a cargo do Dr. Armando Leandro- Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Dr. Jorge Salgueiro Mendes - Presidente da Câmara Municipal de Valença, a Enfª Aurélia Torres Correia - Presidente da CPCJ-Valença, o Dr. João Paulo Vieito - Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais e o Dr. Paulo Orfão - Diretor  do  Centro Distrital da Segurança Social - Viana do Castelo.

A Sessão I tratou da "Parentalidade positiva - Educar da cabeça para o coração” conduzida pela Dra. Magda Dias, especialista em coaching parental, autora do livro “Crianças felizes” e moderada pela Drª Helena Pereira.

A Sessão II abordou ”O impacto da separação nas dinâmicas familiares”, pela Dra. Bárbara Figueiredo, professora agregada e investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e teve como moderadora a Dra. Gabriela Silva.

Da parte da tarde o Dr. António José Barrocal Fialho, Juíz de Direito do Tribunal de Família e Menores do Barreiro, membro da Rede Internacional de Juízes da Conferência de Haia, abordou “O papel e a intervenção da escola em situações de conflito parental” e teve como moderadora a Diretora do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Dra. Ângela Evangelista.

Tipo de Artigo: