O Perfil dos Alunos - Educação, Saúde e Segurança no Trabalho

 

Realizou-se na passada sexta-feira dia 8 de Setembro de 2017 o Seminário denominado "O Perfil dos Alunos - Educação, Saúde e Segurança no Trabalho", organizado pelo Centro de Formação Vale do Minho, CENFIPE, Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo e o Centro Local do Alto Minho da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Instituto Politécnico da Viana do Castelo.

O Evento decorreu no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (IPVC) em Valença a partir das nove horas da manhã e tendo terminado já depois das dezoito horas e trinta minutos.

A organização tinha convidado o Sr. Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, que por dificuldades de agenda não pode estar presente, tendo-se feito substituir e sendo a sua representação assegurada pelo Dr. Helder Pais, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção Geral de Educação.

Participaram no evento mais de cento e vinte pessoas, na sua maioria professores do ensino básico e secundário do Alto-Minho. O Conselho de Diretores reconhecerá este acontecimento como Ação de Curta Duração para Docentes do Ensino Básico e Secundário.

Participaram como oradores e moderadores,  Jorge Oliveira Fernandes (Diretor do Centro de Formação Vale do Minho), Jorge Mendes (Presidente da Câmara Municipal de Valença), Helder Pais (Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular), Carlos Rodrigues (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Joaquim Silva (ACT – Viana do Castelo), Ana Paula Rosa (Organização Internacional do Trabalho - Agência de Lisboa), Emília Telo (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), José Carlos Fernandes (CENFIPE), Élia Baeta (Unidade Lucal de Saúde do Alto-Minho), Diana Policarpo  (Projeto Mind Safety- Safety Matters!– projeto financiado pela Agência Nacional Erasmus Mais) , Ana Isabel Soares (Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo), Isabel Matos Cruz (Escola Pintor José de Brito), Maria Silva (Agrupamento  de Escolas Pintor José de Brito), António Rodrigues (Agrupamento de Escolas de  Monserrate) e João Vieito (Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo).

Apesar do prolongamento do horário da sessão para além da hora prevista, os Centros de Formação de Associação de Escolas organizadores , receberam mensagens de estímulo e de satisfação pela forma como decorreu o dia de trabalho e pelas intervenções dos oradores.

O programa final e completo encontra-se em anexo a este artigo. O Centro de Formação enviará aos participantes via email, alguns dos materiais disponibilizados pelos oradores, a partir do dia 26 de Setembro. 

Tipo de Artigo: