Por jorgeoliveiraf… | Qui, 2019-10-17 17:21

Neste pequeno Vídeo são dadas algumas orientações para os Docentes que requereram Aulas Observadas no presente ano letivo.

Até ao momento já foram executadas as seguintes etapas:

1  - Os docentes requereram Aulas Observadas;

2 - O Conselho de Diretores atribuiu os Avaliadores Externos aos Avaliados;

3 - O Centro de Formação publicou a Lista de Atribuição de Avaliadores Externos por Avaliados;

4 - O Centro de Formação Notificou através dos Agrupamentos/Escolas os Avaliadores Externos e os Avaliados;

Avaliadores e Avaliados devem executar as seguintes tarefas:

1 - Os Avaliados devem contactar os Avaliadores para verificaram a sua disponibilidade para Observar as Aulas (email do AE consta na notificação);

2 - Avaliado Regista as datas das aulas observadas na Notificação que recebeu e entrega nos serviços administrativos da sua escola, dando conhecimento ao Avaliador Externo e ao Centro de Formação;

3 - O Avaliado envia o plano de aula para o Avaliador Externo com conhecimento ao Centro de Formação;

4 - O Avaliador Externo observa as aulas;

5 - O Avaliador Externo regista observação de aulas no Anexo I a avalia Anexo II;

 

 

Informações para Avaliadores Externos:

- O avaliador externo observa apenas duas aulas de 90 ou 100 minutos, ou não sendo possível observa quatro aulas de 45 ou 50 minutos.

- Após cada uma das Aulas Observadas o Avaliador Externo preenche o Anexo I que deve guardar na sua posse.

- Quando for convocado, deverá preencher e entregar em envelope fechado na escola do avaliado os anexo I e II com a classificação das Aulas Observadas.

- As escolas foram informadas das datas em que se vão registar as observações de aulas, no entanto, se por essa razão faltarem a atividades letivas ou não letivas, aconselho a que informem previamente a direção da escola.

- Algumas escolas exigem um documento em como esteve presente, quer para justificar a falta, quer para o pagamento das deslocações. Nesse caso deve pedir nos serviços administrativos da escola onde se realiza a observação da aula, uma declaração da sua presença com hora de chegada e saída.

- A ausência ao serviço para efetuar Observação de Aulas, justifica-se no tempo necessário para a observação da aula, acrescido do tempo de deslocação.

- O plano de aula deve ser enviado pelo avaliado para o Coordenador da Bolsa de Avaliadores Externos (Diretor do Centro de Formação) e para o Avaliador Externo. No entanto, o avaliador exerce a atividade mesmo que não haja plano de aula.

- Os boletins de itinerário, quer para assistir à formação de avaliadores externos, quer para observar as aulas ou articular com o avaliador interno, devem ser entregues na sua Escola, até ao final de cada mês em que se realizaram.

Anexo Tamanho
Anexo II - Cálculos (52.25 KB) 52.25 KB