Avaliação Externa de Docentes

Processo de Avaliação Externa de Docentes

Os docentes que quiserem requerer Observação de Aulas,para os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018, devem preencher o requerimento em anexo e entregar até ao dia 31 de dezembro de 2015 nos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas onde estão a exercer, anexando o horário escolar do docente.

Em anexo publica-se o mapa final de distribuição dos Avaliadores Externos por cada avaliado, para o ano letivo de 2014/15, aprovada pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação Vale do Minho do passado dia 9 de julho e retificado na última reunião em 14 de Outubro de 2014.

Os avaliadores externos que foram selecionados para observar aulas no presente ano letivo deverão frequentar formação acreditada de preparação da função.

A formação a implementar intitulada "Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica" decorrerá na modalidade de Curso de Formação, terá a duração de 15 horas (correspondente a 0,6 unidades de crédito) e será ministrada pela formadora da DGAE - Dr.ª Fátima Braga.

A formação no distrito de Viana do Castelo decorrerá em duas turmas, uma na Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo e outra no Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez. Os avaliadores externos têm dispensa de serviço ao abrigo do artigo 109.º do Estatuto da Carreira Docente, desde que a escola garanta a sua substituição e outros direitos garantidos por lei pelo exercício da função.

Em anexo publica-se o mapa final de distribuição dos Avaliadores Externos por cada avaliado, para o ano letivo de 2013/14, aprovada na reunião da Comissão Pedagógica do passado dia 31 de Outubro de 2013.

 

A observação de aulas pelos avaliadores externos é realizada nos termos previstos no decreto regulamentar 26/2012 e nas seguintes condições:
a) Antes do fim de cada ciclo avaliativo para a generalidade dos docentes;
b) No último ano escolar anterior ao fim do respetivo ciclo avaliativo, para os docentes integrados no 5.º escalão.
Para os efeitos referidos, os docentes abrangidos pelo disposto no artigo 18.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, apresentam o requerimento para observação de aulas até ao final do 1.º período letivo do ano escolar imediatamente anterior ao da sua avaliação externa.

Em anexo publica-se a proposta de distribuição dos Avaliadores Externos por cada avaliado, para o ano letivo de 2013/14, aprovada na última reunião da Comissão Pedagógica.

Caso haja mais docentes que requereram aulas observadas para este ano letivo, que não estejam incluídos no mapa anexo, devem apresentar o Requerimento de Observação de Aulas no Agrupamento/Escola em que estão a exercer.

A 2º sessão de apoio e acompanhamento técnico e científico aos coordenadores de bolsa e aos avaliadores externos, que estava calendarizada para o dia 21 de maio, foi alterado pela Direção Geral da Administração Escolar, para o dia 28 de maio.

Com já tinhamos informado, esta sessão tem como assuntos principais:

- Da avaliação à classificação, com base nos parâmetros e critérios explicitados no anexo III;

- Reflexão sobre o preenchimento do anexo II.

A formação realizada em Março centrou-se nos seguintes conteúdos: i) enquadramento normativo; ii) papel do avaliador externo; iii) a observação de aulas e registo do dados.

Tendo em conta a necessária articulação entre a formação já realizada e as sessões de acompanhamento e apoio ao processo, abordar-se-ão, nestas, os seguintes conteúdos, selecionados de acordo com as necessidades de cada avaliador externo/grupo de avaliadores externos:

30 de abril:
Da observação/registo à avaliação

A interpretação dos dados registados - categorização dos dados, com base nos parâmetros e critérios explicitados no anexo III; reflexão sobre o preenchimento do anexo I.

21 de maio:
Da avaliação à classificação, com base nos parâmetros e critérios explicitados no anexo III; reflexão sobre o preenchimento do anexo II.

A formação para avaliadores externos organizada pela DGAE em colaboração com os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), irá decorrer no Centro de Formação Vale do Minho, no dia 21 de março de 2013, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00, na sala 15 do P1 da escola secundária de Monção (clique aqui para ver mapa) ou consulte o mapa em baixo).

A formação será orientada pela Dr. Fátima Braga que foi designada para levar a cabo a formação nos CF do Alto-Minho.

A lista de formandos selecionados encontra-se em anexo a este artigo e inclui os Avaliadores Externos selecionados para o presente ano letivo e alguns elementos da Bolsa de Avaliadores Externos potencialmente necessários no próximo ano letivo.

Lembramos também que o Diretor-Geral da Administração Escolar, Dr. Mário Agostinho Alves Pereira enviou uma comunicação para Diretor (a)/Presidente de CAP com o seguinte teor:

No passado dia 18 de janeiro recebemos novas informações sobre a reunião que ocorreu em Lisboa entre o MEC e os representantes dos Centros de Formação. Da sinopse dessa reunião que nos enviou o representante dos CFAE´s do Norte no final da semana passada constam novas indicações sobre a Bolsa de Avaliadores Externos, nomeadamente que está a ser definido um programa de formação para Avaliadores Externos, estando prevista a sua execução no mês de março, através dos Centros de Formação. Só depois da formação dos Avaliadores Externos deve ter lugar a observação de aulas.

Devido a esta nova informação, as aulas observadas devem realizar-se entre o mês de abril e o de junho. Assim, solicitamos que tenham isso em conta na calendarização das aulas observadas.

Páginas