A10 - Jornadas da Cultura e da Língua Portuguesa

O Centro de Formação Vale do Minho e a Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, realizam as Jornadas da Cultura e da Língua Portuguesa. Com esta iniciativa pretendemos responder às necessidade de formação contínua manifestada pelos docentes, sobretudo os de Língua Portuguesa, após a introdução do novo acordo ortográfico, dos novos programas de português e da TLEBS.

Estas jornadas estão abertas a todos os docentes, podendo assistir a todas ou apenas a algumas das sessões. O Centro de Formação, mesmo sem financiamento, conseguiu em conjunto com as escolas associadas, oferecer neste ano letivo toda a sua formação gratuitamente. Assim, com a colaboração da UCP que nos cedeu de forma graciosa estas palestras e alguns dos seus melhores professores, a inscrição para estas Jornadas é também gratuita para todos os docentes das escolas associadas do CFVM (Escolas Públicas e Privadas dos Concelhos de Melgaço, Monção, Valença, V.N. de Cerveira e Caminha) e terá um custo de 10€ por palestra para os professores que não pertençam ao Vale do Minho. A participação estará limitada ao número de lugares disponíveis, sendo dada prioridade aos docentes inscritos.

Estas Jornadas foram propostas ao Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, que as aprovou como 18 horas de Formação Acreditada, relevando para efeitos de progressão em carreira, para os docentes de Língua Portuguesa e Filosofia (Grupos 200, 210, 220, 300, 320 e 410). Quem pertencer aos grupos alvo, pode inscrever-se como formando, deverá participar no mínimo em 2/3 das horas de formação, terá de apresentar um trabalho escrito ou reflexão individual, será avaliado e receberá um Certificado de Formação Acreditada, com efeitos no processo de ADD e Progressão.
Os docentes de outros grupos disciplinares ou que apenas pretendam assistir a algumas das palestras, receberão certificados de presença em cada uma das sessões. Quem não se inscrever, pode assistir mas não receberá qualquer certificado.


Faça a inscrição nas Jornadas, utilizando este endereço: www.valedominho.com/jornadas2012 (Nota: as inscrições estão abertas para participação. As inscrições para formação estão encerradas).
 

Cronograma
 

26 de Abril – 17:30 às 20:30 – Casa da Cultura de Melgaço
Apresentação – CFVM
O que está a mudar no ensino da língua portuguesa - Dra. Fernanda Areal Vaz (CFVM)

O que está a mudar com o Acordo Ortográfico - Dr. Margarida Costa (Porto Editora)
 

27 de Abril – 16:30 às 19:30 – Auditório do Agrupamento de Escolas Coura e Minho - Caminha
Dicionário terminológico: questões de ensino da Sintaxe – Augusto Silva (UCP)
O acordo ortográfico: aspetos linguísticos e políticos – Augusto Silva (UCP)
 

7 de Maio – 16:00 às 19:00 – Auditório do Agrupamento Muralhas do Minho - Valença
Leituras interpretativas do “Frei Luís de Sousa” de Garret – José Cândido Martins (UCP)
A mensagem de Fernando Pessoa: uma abordagem para o ensino – João Amadeu Carvalho (UCP)
 

30 de Maio – 16:30 às 19:30 – Auditório da Biblioteca Municipal de V. N. Cerveira
A conquista da liberdade: da Grécia a Roma – António Melo (UCP)
Eleições e democracia: pensamento e ação na antiguidade clássica – António Melo (UCP)
 

2 de Junho – 9:30 às 12:30 – Auditório da EPRAMI - Monção
A Educação para os Valores – João Duque (UCP)
As ferramentas TIC no novo acordo ortográfico – Jorge Fernandes (CFVM)
 

2 de Junho – 14:00 – Biblioteca Municipal de Monção
Síntese e Avaliação

 

Notas:

- As datas e locais podem sofrer alterações. Por favor, consulte o nosso site regularmente.

- O novo Estatuto da Carreira Docente (DL 41-2012), prevê no seu artigo 109 a dispensa até 8 dias por ano escolar, para participar em atividades de formação. Ver em: www.valedominho.com/node/179

- A seleção dos docentes que participam como formandos, será feita segundo os seguintes critérios: docentes do Quadro dos Agrupamentos/Escolas Associadas do Centro de Formação Vale do Minho, sem formação desde Setembro de 2011, sendo em cada um dos critérios seriados por ordem de inscrição.

- Esta iniciativa tem o apoio dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Associadas, das Câmaras Municipais de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, assim com a colaboração da Porto Editora.

Tipo de Artigo: 
Plano de Formação: