Por jorgeoliveiraf… | Sex, 2022-04-01 15:10

Encontros José Saramago

Estão abertas as Inscrições para a Ação de Curta Duração “Evocação de José Saramago no I Centenário do Nascimento”, que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de Abril entre as 15:00 e as 18:00, tendo como formador José Cândido de Oliveira Martins, Professor (doutorado) da Universidade Católica Portuguesa.

Esta ACD visa apresenta o perfil do escritor José Saramago, a amplitude da sua escrita literária, e, sobretudo, o exemplo eloquente de um dos seus mais celebrados romances, de leitura para alunos do Ensino Secundário – Memorial do Convento (1ª ed., 1982).

No sentido antes apontado na Descrição, esta ACD tanto pode ser frequentada por um público geral, interessado na obra literária de José Saramago, que pode assistir livremente; como sobretudo ser direcionada e pertinente para professores de Português, para quem este autor de Memorial do Convento constitui matéria didática. Neste ano de 2022, em que se celebram 100 anos sobre o  Nascimento de José Saramago, há um interesse acrescido na obra do escritor.

Temas abordados
1. José Saramago: perfil de um escritor (Nobel da Literatura) e da sua obra literária;
2. Memorial do Convento: génese, estrutura narrativa e composição das personagens;
3. O romance saramaguiano e o propósito de reescrita e re-visão da História.

Entidade Promotora: Município de Vila Nova de Cerveira

Entidade Formadora: Centro de Formação Vale do Minho

Integrado na Festa do Livro e da Leitura de VN de Cerveira, cujo programa integral está em anexo.