Alguns colegas tem questionado o centro de formação sobre a certificação TIC do nível 2 pelo que convém esclarecer o seguinte.
1 — O certificado de competências pedagógicas e profissionais com TIC certifica os conhecimentos adquiridos pelo docente que o habilitam a integrar as TIC nas suas práticas, explorando -as como recurso pedagógico e didáctico e mobilizando -as para o desenvolvimento de estratégias de ensino, numa perspectiva de melhoria da qualidade do processo de aprendizagem dos alunos.
2 — O certificado de competências pedagógicas e profissionais com TIC pode ser atribuído em resultado de uma das seguintes modalidades de reconhecimento de competências adquiridas:
a) Certificação por reconhecimento de percurso formativo, atribuível ao docente que tenha frequentado, com aproveitamento, os quatro cursos de formação contínua que compõem o nível 2 de formação em competências TIC.
b) Certificação na sequência da avaliação positiva de portefólio digital que ateste a aprendizagem no domínio pedagógico das TIC, em termos a definir por despacho conjunto do director -geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, do director -geral dos Recursos Humanos da Educação e do director -geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Depois de frequentar os quatro cursos, o docente deveria requerer através do portal das escolas a certificação do nível 2 e o Centro de Formação emitiria o certificado. No entanto, neste momento essa possibilidade dos docentes requererem esta certificação não está implementada no portal das escolas, pelo que não será possível emitir nenhum certificado de Competências Pedagógicas e Profissionais com TIC aos docentes.