Por jorgeoliveiraf… | Qui, 2022-12-08 12:52

Jornadas do Vale do Minho

A comunidade educativa do Vale do Minho viveu um momento importante, com a organização das "Jornadas Vale do Minho", que tiveram lugar no dia 3 de dezembro de 2022, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença.

Jornadas do Vale do minho

Refletimos sobre a Educação na Era do Digital, sobre o Plano Tecnológico da Educação no Vale do Minho e ainda comemoramos os 30 anos de atividade deste Centro de Formação de Associação de Escolas, que foi fundado em 1992.

Na abertura desta Jornadas esteve Jorge Fernandes, Diretor CF Vale do Minho e Arlindo Sousa, Vereador da Educação na Câmara Municipal de Valença.

Painel um

O primeiro painel sobre o "Impacto do Digital na Sociedade e na Escola" foi composto por Bernardo Machado, CEO da ImpactZero, Diogo Fernandes, Business Manager na Aubay Portugal e Tiago Ribeiro, Investigador no Laboratory of Automation and Robotics da Universidade do Minho.

No segundo painel da "Monitorização dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas", cada uma das escolas associadas fez o ponto da situação, nomeadamente Rosária Carrilho do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, José Veríssimo do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Artur  Teixeira do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Marco Pinto do Agrupamento de Escolas de Monção, Bruno Gomes da Escola Profissional do Alto Minho Interior e Vitor Rodrigues do Agrupamento de Escolas de Melgaço. 

Da parte da tarde os formadores PTD do Centro de formação Vale do Minho, nomeadamente, Antonino Esteves, Armindo Pires, Filipe Paiva e Jorge Américo Fernandes, apresentaram aos docentes em formação, as diversas oficinas de formação que se estão a realizar neste CFAE.

Emília Marinho

Por fim foi o momento da Comemoração 30 anos do CF Vale do Minho, com a presença de Diretores dos Agrupamentos de Escolas Associados e de Ex-Diretoras deste CFAE, nomeadamente Fernanda Areal Vaz, Carla Alves e Emília Marinho.

O momento terminou com um convívio com todos os docentes presentes.

O Centro de Formação Vale do Minho congrega todos os agrupamentos e escolas não agrupadas públicas, dos concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha e ainda escolas privadas e cooperativas que solicitem a sua integração.

O Centro de Formação Vale do Minho foi constituído em 2 de dezembro de 1992, ao abrigo do Decreto-Lei nº 242/92, e homologado pela Direção Regional de Educação do Norte em 22 de dezembro desse mesmo ano. Dele faziam parte inicialmente todos os estabelecimentos de ensino público, dos concelhos de Melgaço, Monção e Valença bem como as Instituições que mantêm protocolo com este Centro. Com a entrada em vigor do Despacho nº 18039/2008, de 4 de julho, este passou a integrar também as escolas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Caminha.

Clique aqui para ver mais fotografias do evento.