Por jorgeoliveiraf… | Seg, 2021-03-22 15:44

 

 [[{"fid":"2308","view_mode":"wysiwyg","fields":{"format":"wysiwyg","alignment":"","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"wysiwyg","alignment":"","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"height":447,"width":632,"class":"media-element file-wysiwyg","data-delta":"1"}}]] 

O PCDD assenta no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu, 2018) e inicia com um diagnóstico realizado através da ferramenta de autorreflexão Check-In, desenvolvida pela Comissão Europeia.

Conforme o resultado do Check-IN cada docente ficará associado a um nível e a ação de formação em que se deve inscrever (nível 1, 2 ou 3) deve corresponder ao seu resultado no Check-IN.

A letra A corresponde ao Nível 1 (até 33 pontos)

A letra B corresponde ao Nível 2 (de 34 a 65 pontos)

A letra C corresponde ao Nível 3 (a partir de 66 pontos)

Caso tenha dúvidas do seu resultado, por favor contacte o Embaixador Digital do CF Mário Ferreira pelo email: [email protected]

Na nova plataforma da SelfieForTeacher a análise dos resultados é conforme a seguinte tabela:

Tabela Selfie

Para efetuar a sua inscrição numa das oficinas do Plano de Capacitação Digital de Docentes é necessário ter o resultado do questionário Check-in.

Caso não tenha respondido ao referido questionário, sugere-se realize a SELFIE FOR TEACHER em: https://educators-go-digital.jrc.ec.europa.eu/ . Deve optar pelo site português e abrir a respetiva conta. Este site da União Europeia veio substituir o Check-in e como os centros de formação neste momento já não têm acesso aos resultados, deverá imprimir em PDF o relatório final com o nível que obteve e em seguida enviar para este centro via email. Só depois será possível realizar a inscrição numa das oficinas de formação num nível adequado. Em baixo seguem-se mais algumas informações sobre a SELFIE FOR TEACHERS.

É professor(a) do ensino básico ou secundário?

Utilize a SELFIEforTEACHERS para explorar a forma como utiliza tecnologias digitais na sua atividade profissional.

Como funciona?

Crie uma conta EU Login e registe-se gratuitamente na plataforma

Responda a uma série de perguntas de reflexão sobre a sua competência digital nas seguintes áreas:

- Envolvimento profissional

- Recursos digitais

- Ensino e aprendizagem

- Avaliação

- Capacitação dos aprendentes

- Promoção da competência digital dos aprendentes

Escolha a resposta que melhor corresponde à sua atividade ou situação atual. São apresentados alguns exemplos a título indicativo para o(a) ajudar na sua reflexão.

A autorreflexão tem uma duração de cerca de 25 minutos. Pode guardar as suas respostas a qualquer momento e voltar ao preenchimento quando lhe for mais conveniente.

Todas as respostas são anónimas.

Ao submeter as respostas, poderá ver os seus resultados e o seu nível (que varia entre recém-chegado e pioneiro). Pode descarregar um relatório com o nível que obteve para as seis áreas em conjunto ou, se preferir, um relatório por área.

Não se espera que alguém seja «pioneiro» em todas as áreas! O objetivo consiste em ajudá-lo(a) a identificar os seus pontos fortes e pontos fracos, bem como a identificar as áreas a melhorar. Os resultados podem ajudá-lo(a) a identificar as suas necessidades de aprendizagem e a planear os próximos passos do seu percurso digital!

+ info sobre PTDE em: https://www.valedominho.com/ptd