Por Mário Ferreira | Qui, 2023-02-23 21:25

No contexto atual, a Escola deve proporcionar às crianças e jovens  o acesso a múltiplas literacias que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas, no seu dia a dia.

Campanha: Segurança digital, ação real (UNICEF), lançada no passado dia 7 de fevereiro (data que assinala o Dia da Internet mais Segura) visa alertar, tanto as crianças como os adultos, para alguns dos riscos relacionados com a utilização da Internet e contribuir para a adoção de comportamentos e práticas online mais seguras e responsáveis. 

Uma das questões que se pode colocar é “Será que as crianças estão seguras nos ambientes digitais? “. Sabendo-se que, atualmente, grande parte da vida, não só dos adultos, mas também das crianças e dos jovens, acontece online, importa prevenir a ocorrência se situações como o ciberbullying, o phishing, o sexting e o sextortion, a dependência online ou a desinformação. Nesse sentido, a UNICEF preparou materiais gratuitos de sensibilização, para que possam servir de ponto de partida para o debate destas temáticas.