Por Mário Ferreira | Qui, 2023-04-13 17:23

Já está disponível o livro ZigZaga na Net. Novas Aventuras. 

A partir das histórias divulgadas durante as duas temporadas do Podcast ZigZaga na Net, que integra a programação da Rádio ZigZag, foram desenvolvidos dois livros de aventuras: o livro ZigZaga na Net, uma das recomendações de leitura do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027); e o ZigZaga na Net. Novas Aventuras, ambos da autoria de Fátima Effé  (o primeiro, com ilustrações de Ana Seixas e o segundo ilustrado por João Rodrigues).

Recorde-se que estão também disponíveis online os 60 episódios do Podcast ZigZaga na Net, integrando um programa de rádio juvenil, direcionado a alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, e que podem ser utilizados como recursos de sensibilização para abordar várias questões relacionadas com a promoção da Cidadania Digital.

Dirigidos às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), estes recursos foram desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre o Centro Internet Segura (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (Direção-Geral da Educação) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP). Devido à pertinência das temáticas abordadas, sugere-se a sua divulgação junto dos docentes da educação pré-escolar e do 1.º CEB, da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta com os pais e encarregados de educação. De notar que poderão também ser do interesse de outras entidades, nomeadamente autarquias, associações juvenis, entre outros.