Por Mário Ferreira | Qua, 2023-12-13 22:21

Laboratórios de Educação Digital (LED) - Sessão pública de lançamento

Realizou-se, no dia 6 de dezembro p.p., no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, a sessão pública de lançamento da iniciativa dos Laboratórios de Educação Digital (LED), que contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.

Após ter auscultado todos os Agrupamentos de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (Ena), para que manifestassem a sua preferência quanto aos equipamentos que integram os LED mais adequados a cada contexto e projeto educativo, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, entidade responsável pela distribuição dos LED, em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), iniciou, em outubro de 2023, a distribuição do primeiro lote de LED.
Nesta primeira fase, foram entregues 106 LED a 95 AE/Ena e, para cumprir o objetivo de abranger todo o território nacional (um total de 1300 LED instalados), os restantes AE/Ena irão receber, faseadamente, os equipamentos que escolheram, até outubro de 2024.  

Para a organização e dinamização dos LED, os AE/Ena contarão com o apoio de um “Coordenador LED”, que ficará responsável pelas dimensões técnica e pedagógica inerentes à sua utilização.

De forma a apoiar as Escolas no que se refere à utilização dos LED, a DGE criou um site na Internet - https://led.dge.medu.pt/, o qual, entre diversas informações técnicas sobre os LED, disponibiliza vários exemplos de Cenários de Aprendizagem, envolvendo diversas disciplinas/anos de escolaridade.  
O site de apoio aos LED estará em constante atualização e pretende assumir-se como um repositório de Cenários de Aprendizagem que incluam os equipamentos e componentes LED, colocando-os ao serviço do desenvolvimento do currículo e da recuperação das aprendizagens.

Saliente-se que os LED são equipamentos para serem utilizados por todos os professores e alunos, devendo ser integrados no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais de todas as disciplinas/áreas disciplinares do currículo, bem como contribuir para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 

Caso necessite de esclarecimentos adicionais, contactar através de [email protected] ou em https://led.dge.medu.pt/.