Por Mário Ferreira | Qua, 2024-02-21 11:10

“Um ambiente seguro para aquisição de competências online

O projeto Better Internet for Kids promove o MOOC (Massive Open Online Course) “Um ambiente seguro para aquisição de competências online” da EUN Academy.

Disponibilizado em língua inglesa, este curso, online e gratuito, destina-se a professores do ensino básico e do ensino secundário, bem como a outros interessados e tem como objetivos:

Dominar os direitos digitais: compreender as nuances dos direitos digitais de cada criança e jovem, cruciais para promover um ambiente online seguro;
Adquirir competências: identificar e cultivar as aptidões e competências essenciais, necessárias para uma presença online positiva e saudável;
Adquirir conhecimentos sobre as iniciativas da UE: obter conhecimentos sobre as principais políticas da UE, como a estratégia BIK+ e a Lei dos Serviços Digitais, e o seu impacto nas experiências digitais das crianças e dos jovens;
Estratégias educativas: explorar os papéis fundamentais dos professores, das escolas e das famílias, na sensibilização, no desenvolvimento de competências e no incentivo à participação ativa.

Com este curso pretende-se mostrar que a Internet oferece uma grande quantidade de informação e conetividade, também apresenta riscos. O ciberbullying, os conteúdos inadequados e as preocupações com a privacidade online são apenas alguns dos desafios com que, atualmente, as crianças e os jovens se deparam.

Este MOOC, que se inicia a 11 de março e termina a 17 de abril, tem a duração de 4 semanas, prevendo-se que a carga de trabalho a ele dedicado seja de 3 horas por semana.  

Os cursos online da European Schoolnet Academy são reconhecidos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Assim, os participantes poderão submeter o pedido de certificado ao CCPFC, de modo a que o curso seja oficialmente certificado.

Mais informações.

Inscrições