Por jorgeoliveiraf… | Qui, 2024-03-21 16:37

Pessoas2030

Recebemos recentemente informações indicando que o programa Pessoas2030 irá em breve abrir um processo de candidatura para financiamento destinado à formação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE). Este movimento estratégico visa potenciar a qualidade e a diversidade da oferta formativa disponível nestes centros, essenciais para o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes e outros profissionais de educação.

Na ficha de aviso em anexo, prevê-se que as candidaturas tenham início durante o mês de Abril, pelo que o Centro de Formação Vale do Minho, prevê que haja uma oferta formativa abrangente, a iniciar durante o terceiro período deste ano letivo e durante os 2 anos (24 meses). Mais uma vez solicitamos que os docentes que não tiveram oportunidade de responder ao inquérito sobre necessidades de formação, que ainda o façam em: https://forms.gle/qDxfN6275KbCW1ah6

O Pessoas2030, uma iniciativa que se enquadra nas políticas de desenvolvimento e inovação educacional, tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para a elevação do nível de formação académica e profissional no setor da educação. O financiamento disponibilizado procurará cobrir diversas áreas de interesse, promovendo assim uma abordagem integrada e inovadora à formação contínua em contexto escolar.

Este anúncio surge em um momento oportuno, reconhecendo a importância de atualizar e diversificar as competências dos profissionais da educação, em face dos desafios impostos pela rápida evolução tecnológica e pela necessidade de adaptação a novos paradigmas educativos. A expectativa é que, com este impulso financeiro, os CFAE possam desenvolver e implementar programas de formação que respondam de forma eficaz às necessidades atuais e futuras do corpo docente e não docente.

A abertura de candidaturas para o financiamento promete, portanto, marcar um passo significativo na direção de uma educação mais inclusiva, adaptada e de qualidade, alinhada com as necessidades dos docentes e das escolas associadas.

Encorajamos todos os interessados a manterem-se atentos a futuras comunicações sobre este tema.

Anexo Tamanho
Ficha de Aviso (1.39 MB) 1.39 MB