O Centro de Formação Vale do Minho certificou para os professores de Portugal o Seminário “Governação e Liderança Educativa” que decorreu nos passados dias 9 e 10 de Outubro, realizado conjuntamente em Tui e Valença do Minho e que se enquadra no Acordo de Colaboração entre a Xunta de Galicia, através da Conselleria de Cultura, Educação e Formação Profissional e Universidades e a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas que permitam a promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.
O Diretor do Centro de Formação, Jorge Oliveira Fernandes, participou ainda no Painel de Discussão "Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização", em conjunto com José Alberto Hernández Gañán, xefe do servizo de programas de formación. Dirección Xeral de Centros e Recursos Humanos Consellería de Educación, Ciencia, Universidades e Formación Profesional, José Carlos Barros Pardo Inspector y Subdirector Xeral de Recursos Humanos. Consellería de Educación, Ciencia, Universidades e Formación Profesional, Maria Luísa Oliveira, Diretora-Geral de Administração Escolar do Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal e Luís Fernandes, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Conscientes da importância crucial de uma liderança comprometida e de uma governação eficiente e eficaz na educação, nomeadamente ao nível dos estabelecimentos de ensino, o seminário reuniu cerca 60 pessoas, oriundas do sistema educativo galego e português, entre inspetores educativos, diretores de escolas e agrupamentos, diretores de Centros de Formação e docentes.
A liderança e a governação educativa e a transformação digital dos sistemas educativos são temas centrais de trabalho da Comunidade Autónoma da Galiza, que promove ações e programas de inovação educativa, conceção de instrumentos e a execução dos processos de avaliação, conceção e coordenação dos processos de melhoria da qualidade, bem como programas internacionais. A OEI é um organismo internacional intergovernamental de cooperação entre os países iberoamericanos no domínio da educação, da ciência e da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. A liderança e a governação na gestão escolar é também um tema central do trabalho da OEI, constando no Programa e o Orçamento para 2023-2024, aprovado dezembro de 2022, em São Domingos (República Dominicana), na 79.ª Reunião do Conselho Diretivo da organização, composto pelos Ministros da Educação dos países ibero-americanos. A gestão dos estabelecimentos escolares, através do fortalecimento e promoção da liderança educacional e das competências de atores-chave como os professores, diretores e administradores é um pilar fundamental para conseguir mudanças profundas e melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos e alunas da região. Neste quadro a OEI, em parceria com o Relatório GEM da Unesco, está a elaborar a edição regional latino-americana do Relatório de Monitorização Global da Educação (Relatório GEM). O relatório será dedicado, na sua edição de 2024/2025, ao papel da liderança partilhada na consecução do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que está relacionado com a educação equitativa e de qualidade, como contributo para o relatório global a ser lançado pela Unesco em 2025.
+info: https://oei.int/pt/escritorios/portugal/noticia/mas-de-60-lideres-y-20-…