Por jorgeoliveiraf… | Sex, 2014-01-31 12:14

O arciprestado de Monção, na diocese de Viana, comemora este ano a XXV edição das Jornadas Teotonianas, que vai decorrer entre 14 e 16 de fevereiro, no salão nobre do Centro Paroquial de Monção e vão ter como tema central “25 anos em prol da Cultura”.

 Estas jornadas, com mais de duas décadas, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano e atual bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear São Teotónio (1082-1162), natural de Valença.

A iniciativa leva a Monção alguns especialistas para debater a “Cultura e seu fundamento teológico”, a “Igreja e Cultura” e, dedicado ao patrono, “S. Teotónio e a cultura no século XII”.

O padre e professor da Universidade Católica Portuguesa, José Correia Vilar falará sobre o fundamento da cultura à luz da teologia.

Ao provincial dos Jesuítas em Portugal, o padre José Frazão Correia, cabe a intervenção que apresenta a relação entre a Igreja e a cultura.

O historiador e padre José Marques, natural de Melgaço, fará a conferência de encerramento desta edição das Jornadas numa abordagem à cultura do tempo do primeiro Santo português.

O processo de acreditação da ação ainda está a decorrer no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, que já contactamos perante a emergência da sua aprovação. Fomos informados que será analisado e decidido na próxima reunião deste conselho.

As Jornadas terão lugar nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro a partir das 21horas. No primeiro dia, 14 de janeiro, solicita-se aos formandos, a presença às 18:00, na Escola Secundária de Monção, para apresentação da formação e explicação do processo de formação.

Estas jornadas estão para aprovação como formação acreditada para o grupo disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica, mas poderão frequentar outros docentes e se assim o pretenderem, será passado um certificado de participação. A entrada é livre e não é necessária inscrição prévia.