[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"1009","attributes":{"alt":"","class":"media-image","height":"372","width":"268"}}]]
Confirma-se a presença de Alberto Fernando da Silva Santos nas I Jornadas do Vale do Minho, subordinada ao tema A Cultura e a Língua Portuguesa.
Alberto Santos é Advogado, formado pela Universidade Católica Portuguesa, exercendo atualmente funções públicas. É natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside.
O Segredo de Compostela é o seu terceiro romance, seguindo-se aos bestsellers A Escrava de Córdova (2008) e A Profecia de Istambul (2010).
Alberto Fernando da Silva Santos nasceu a 6 de Março de 1967 na freguesia de Paço de Sousa, Concelho de Penafiel. É advogado, profissão que exerceu a partir de 1990, com escritório nas cidades do Porto (1990 a 1992) e Penafiel (1992 a 2001), até ser eleito para a Presidência da Câmara Municipal de Penafiel, em Dezembro de 2001.
Frequentou a Escola Primária de S. Lourenço em Paço de Sousa até à 4ª classe, tendo depois entrado no Seminário na Ordem dos Carmelitas Descalços que frequentou até ao 11º ano.
Entrou de seguida no Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, que terminou em 1990 com média final de 14 valores.
No desporto, foi Presidente do Conselho de Justiça da Associação de Ciclismo do Porto e integrou a Mesa da Assembleia da Associação de Basquetebol do Porto.
É actualmente Presidente da Assembleia-Geral do Futebol Clube de Penafiel e Presidente da Assembleia-Geral da Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel.
Na área cultural é Presidente da Assembleia-Geral da Associação Norte Cultural / Orquestra do Norte (desde 2002).
Foi fundador da CIA – Colectivo de Imaginação e Arte (1989-1991).
A nível político, é militante do PSD desde 1987 e a partir de 1990 integrou a Comissão Política da JSD de Penafiel, à qual presidiu, e foi vice-presidente da Comissão Política Concelhia do PSD. Foi ainda presidente do Conselho de Jurisdição Distrital do Porto da JSD e Membro do Conselho de Jurisdição Nacional da JSD.
Ao nível autárquico, foi vereador na Câmara Municipal de Penafiel no mandato de 1993 a 1997 e a partir daí membro da Assembleia Municipal de Penafiel, até 2001 e Presidente de Câmara.