COLÓQUIO "ESCOLA PÚBLICA
Olhar-se ao Espelho : Reflexividade - Avaliação - Decisão
22 de MAIO, Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
Regista-se uma grande afluência de interessados. Existem, contudo, alguns lugares disponíveis limitados à capacidade do Teatro Diogo Bernardes (280 lugares)
Directores das Escolas | Inspectores | Equipas de Avaliação das Escolas | Pais e Encarregados de Educação | Professores | Autarcas
Contamos com a vossa participação para a reflexão sobre uma temática que marca a agenda da Escola Pública
INSCRIÇÕES EM www.cenfipe.edu.pt
Após uma fase inicial constituída por algumas experiências piloto a avaliação institucional, (materializada na auto-avaliação e na avaliação externa) encontra-se num momento de expansão e generalização a todas as Escolas Portuguesas. As exigências e a pressão social face ao desempenho das escolas são cada vez maiores.
A metáfora que dá título ao presente Colóquio tem a ver com a seguinte ideia base defendida por Miguel Santos Guerra : a avaliação reflecte a realidade das escolas e permite que os protagonistas se vejam com clareza e rigor. Da compreensão suscitada pela imagem contemplada, nascerá a decisão de corrigir um gesto, limpar o rosto, ou a realização de uma operação mais complexa.
Não se avalia por avaliar, o mais importante é colocar a avaliação ao serviço de valores educativos e das pessoas que deles necessitam. Avalia-se para melhorar a qualidade das práticas educativas. Assim, é fundamental “avaliar a avaliação”, isto é, analisar o modo como foi planificada e se produziu, o seu impacto, os actores envolvidos, os constrangimentos encontrados, os processos desenvolvidos. A avaliação da Escola levanta uma série de questões e dificuldades. O próprio conceito de avaliação é polissémico o que gera diversidade de opiniões entre os investigadores.
Com este colóquio queremos reflectir sobre as questões teóricas, técnicas e éticas da Avaliação das Escolas destacando aspectos orientadores que possibilitem as melhores escolhas/decisões com vista à melhoria da acção educativa e dos resultados alcançados. Queremos dar um contributo inequívoco no sentido de promover a consolidação de processos de melhoria contínua das Escolas no pressuposto de uma “liderança e mudança educativa sustentável (A. Hargreaves)”.
O Programa é constituído por especialistas na temática. Na Sessão de Abertura está já confirmada a presença do Director Regional de Educação Norte, Presidente da Autarquia de Ponte de Lima, Secretário do Conselho Científico – Pedagógico da formação Contínua, Representante dos CFAE do Norte, Directora da Escola Sede do CENFIPE bem como Director do CENFIPE. Aguarda-se confirmação do convite efectuado a Sª Exª a Ministra da Educação.
Destaca-se deste excelente programa uma Conferência inicial intitulada “Olhar-se ao Espelho” proferida pelo Professor Javier Murillo Torrecilla – Especialista da Universidade de Madrid em Métodos de Investigação e Avaliação em Educação, com especial enfoque em temas relacionados com a qualidade, eficácia e melhoria da Escola. Autor de mais de uma centena de publicações, trabalhou como perito e consultor em várias Agências Internacionais (UNESCO, OCDE…). O comentário a esta intervenção está a cargo do conhecido professor da Universidade do Porto Rui Trindade. Está igualmente previsto um Painel Intitulado “A Voz das Escolas Avaliadas – Duas Experiências. Com o Comentário de Carlinda Leite (Universidade do Porto) teremos o relato de duas práticas/ Experiências – duas Escolas alvo de Avaliação Externa - com resultados e dinâmicas diferentes. São convidados os Directores do Agrupamento de Escolas de Freixo/Ponte de Lima (Luís Henrique Fernandes) e Agrupamento de Escolas de Constância/Santarém (Anabela Grácio).
Já na parte da tarde, teremos uma MESA-REDONDA – Avaliação das Escolas : Olhares Sobre a Realidade Portuguesa moderada pelo conhecido especialista em Avaliação da Universidade do Minho, Almerindo Janela Afonso e constituída pelo Inspector Geral da Educação (José Maria Azevedo), José Augusto Pacheco (Universidade do Minho), Catarina Tomás (Avaliadora Externa/ESE de Santarém)e Álvaro Almeida Santos (Presidente do Conselho de Escolas).
Existirá ainda um momento de apresentação do Projecto de Investigação/Linha de intervenção do CENFIPE apresentado pelo Director (José Carlos Fernandes) e pelo Consultor do CENFIPE (Fernando Ilídio Ferreira – Universidade do Minho).
O evento termina com um Momento Cultural proporcionado pela Academia de Música de Ponte de Lima e com um Lanche-convívio /Verde de honra
As inscrições estão limitadas ao espaço existente no Teatro Diogo Bernardes (280 Lugares)/Ponte de Lima e podem ser efectuadas através do site www.cenfipe.edu.pt onde se encontra informação adicional. As pré-inscrições convertem-se em definitivas após confirmação do Secretariado do CENFIPE. São aceites inscrições até ao dia 18 de Maio de 2010. Uma vez que se espera uma grande afluência sugerimos que os interessados façam atempadamente a sua pré-inscrição.
Trata-se de um importante debate público sobre uma temática que marca a agenda das Escolas para o qual convocamos Directores de Escolas, Equipas de Avaliação, professores, mas também Autarcas, Pais e Encarregados de Educação e todos aqueles que tem interesse e responsabilidades na administração da educação. Na linha da qualidade apresentada na organização de anteriores Colóquios no campo da Educação, é com grande orgulho que o CENFIPE assume o protagonismo em organizar um evento com esta responsabilidade e com oradores tão conceituados. Mais do que uma estratégia de potenciar este Centro de Formação, trata-se de um sinal inequívoco da vitalidade das Escolas associadas dos Concelhos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura.